3 dicas infalíveis para fazer uma boa gestão da clínica ou do consultório

Começar um negócio próprio que esteja ligado diretamente à profissão é a realização de um sonho, certo? Mas para que a empresa cresça e se torne realmente rentável, é necessário saber administrá-la corretamente. Portanto, se você é médico e empreendedor, é importante que entenda a fundo como fazer uma boa gestão da clínica ou consultório, evitando assim ciladas e problemas principalmente nos primeiros anos.

Inicialmente, quando estão sendo resolvidas todas as questões burocráticas e financeiras, é comum que os médicos recém-formados adotem medidas mais cautelosas e conscientes sobre o gerenciamento do local. Porém, depois que a rotina de atendimentos se instala, esse cuidado administrativo vai sendo delegado ou até mesmo omitido.

Se você ainda sente uma certa insegurança sobre como gerir o seu estabelecimento de saúde, não precisa mais se preocupar. Pensando em descomplicar e facilitar a sua vida, a Desaperta preparou um guia completo com dicas e soluções práticas para você fazer uma excelente gestão da clínica ou do consultório médico e atrair ainda mais pacientes — além, é claro, de aumentar o faturamento. Confira!

Como fazer uma boa gestão da clínica ou do consultório em 3 passos

Como esperar que o seu consultório cresça sem estratégias que incluam uma boa gestão? É impossível. Além de toda formação e especialização médica que você precisa para conquistar a confiança dos pacientes, é fundamental ter visão administrativa e empreendedora para saber lidar com as documentações, burocracias e novidades que precisam ser implementadas diariamente.

Por isso, veja a seguir 3 dicas que podem ser levadas durante toda a carreira e garantirão o sucesso da sua empresa:

  • Trabalhe com a tecnologia a seu favor

Aquela velha prática de armazenar todos os prontuários e documentação em milhares de pastas armários não existe mais — e você precisa ter plena consciência disso antes de começar a gestão da clínica. Tudo isso dificulta muito o trabalho dos médicos, de seus auxiliares e secretárias, além de ocupar um espaço enorme.

É claro que exames e receitas ainda serão impressos na maioria dos casos — especialmente para os pacientes que preferem a “medicina à moda antiga” —, mas sempre que possível opte por processos virtuais e digitais, que são mais seguros, mais organizados e até mesmo mais econômicos.

  • Acompanhe os resultados financeiros da sua clínica

Se toda a gestão da clínica ou do consultório é online, não existe desculpas para não acompanhar frequentemente a movimentação financeira da sua empresa. Nem que seja só uma conferida no final do expediente, adote o hábito de checar diariamente se as metas estão sendo alcançadas e se todas as contas estão fechando.

É muito importante ter uma equipe para te auxiliar com esse trabalho e emitir os relatórios por períodos, porém, é essencial que você também acompanhe tudo o que acontece em seu fluxo de caixa, ok? Afinal, fazendo este controle fica fácil identificar um problema inesperado e criar estratégias para contorná-lo sem enfrentar crises.

  • Mantenha um relacionamento amigável com seus pacientes

Não basta apenas oferecer atendimentos qualificados e possuir uma boa infraestrutura com equipamentos de ponta. Para o sucesso do seu consultório, além de saber como fazer a gestão da clínica dar certo, é imprescindível manter uma boa relação com os pacientes.

Os pacientes são os seus clientes e eles precisam da garantia de que você é um médico de confiança e a sua equipe é a melhor da região. E sabe como isso é alcançado? Através do tratamento, do cuidado e da atenção que lhes é dado.

Invista no marketing pessoal e empresarial e faça que o seu conteúdo chegue ao público-alvo de maneira natural. Não tenha medo de divulgar os serviços do seu consultório, mas busque sempre um diferencial que irá convencer o enfermo a agendar a primeira consulta. E quando isso acontecer, não o decepcione, afinal, o bom atendimento é o seu melhor cartão de visitas.

Ah, e não se esqueça que uma boa gestão da clínica inclui também ter espaços de trabalho que sejam agradáveis, ok? E para isso existe a Desaperta, uma plataforma inovadora que nasceu para te ajudar a encontrar o ponto comercial ideal para o seu consultório e ainda agilizar todo o processo burocrático.

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