O que as grandes empresas de tecnologia estão desenvolvendo?

Tanto na medicina quanto em outras áreas, incluindo diversos setores da indústria, a evolução e a busca por novas soluções é um processo constante. Isso é o que leva a melhoria em atendimentos, possibilita diagnósticos mais precisos e tratamentos mais adequados, e tudo só acontece devido ao avanço tecnológico na saúde

E você tem acompanhado o que está sendo desenvolvido neste setor e quais as tendências em inovações para a medicina? Se está por fora ou quer se manter ainda mais antenado(a), a ClinicCo está aqui para lhe auxiliar, e por isso preparamos este guia completo que mostrará o que as grandes empresas vem desenvolvendo nos últimos anos para este nicho.

Antes de mais nada, vale adiantar que hoje os profissionais da saúde já podem se comunicar com pacientes à distância e ter acesso ao histórico dos mesmos a apenas um clique. Além disso, tratamentos e monitoramentos são realizados em suas rotinas sem a necessidade de internamentos, tudo isso graças ao avanço tecnológico na saúde. 

Mas as novidades não param por aí, e é sobre outras 9 modernizações na área que falaremos abaixo.

Entenda como tecnologias estão sendo aplicadas.

 

  • Prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico já é uma realidade do avanço tecnológico na saúde e tem sido usado pela maior parte dos médicos e profissionais do ramo. Sem precisar daquele número enorme de fichas, quando o paciente dá entrada em um hospital ou clínica todas as suas informações já estão registradas no sistema, incluindo possíveis alergias, exames e tratamentos realizados e medicamentos que foram receitados anteriormente.

Esta tecnologia, se usada em conjunto com o arquivamento em nuvem — que explicaremos ao longo do manual —, agiliza ainda mais os atendimentos, pois através deste processo é possível que as mesmas informações do enfermo sejam compartilhadas pela internet com outros hospitais, clínicas e consultórios, diminuindo gastos desnecessários com procedimentos já aplicados e permitindo um  diagnóstico mais certeiro. 

E o melhor é que dados novos, como remédios e intervenções médicas indicadas, podem ser registrados em tempo real.

 

  • Bulário online

Há tempos atrás era possível que médicos tivessem as fórmulas dos medicamentos de cabeça. Hoje, com o crescimento constante do segmento da farmácia — o que também acontece devido aos avanços tecnológicos na saúde — fica praticamente impossível confiar na memória, e para isso o bulário online é a solução.

Através deste sistema os profissionais da saúde podem consultar as posologias e as contraindicações, e assim, ao confrontar essas informações com o histórico do paciente, fica fácil receitar o fármaco correto e com muito mais rapidez.

 

  • Arquivos em nuvem

Acima já lhe introduzimos sobre o arquivamento em nuvem que existe devido ao avanço tecnológico na saúde, onde o histórico dos pacientes fica registrado na internet e pode ser acessado de qualquer lugar. Essa facilidade também diminui a quantidade de papéis, como exames e outros documentos que precisam ser guardados, colaborando com o meio ambiente. 

E não é só isso: tal método oferece mais segurança às informações que não podem ser perdidas em caso de acidente, como um incêndio ou catástrofe natural, por exemplo.

Dados na nuvem dão mais dinamismo e segurança para o atendimento ao paciente.

 

  • Big Data

Big Data é a centralização de muitas informações em um único lugar, como os dados do prontuário eletrônico, por exemplo. No entanto, com o avanço tecnológico na saúde, além dessas referências é possível coletar dados de outras fontes, como estudos sobre doenças, registros sobre epidemias e segmentar regiões com mais casos de uma determinada enfermidade.

Reunindo todas essas informações que o Big Data pode coletar, se torna viável comparar exames e prever o aumento de casos de alergias ou a reação de um determinado paciente a certos tratamentos, permitindo diagnósticos e recomendações mais precisos. 

Vale frisar que tais conclusões são feitas por meio da inteligência artificial, um outro avanço tecnológico na saúde que deve se expandir cada vez mais ao redor do mundo.

 

  • Wearables

Os Wearables são dispositivos vestíveis — ou seja, usados na forma de acessórios como uma pulseira, um relógio ou um óculos — e eles registram informações sobre a saúde de quem utiliza essa tecnologia. Os dados colhidos pelos equipamentos podem ser bem variados, indo desde o batimento cardíaco e a pressão arterial, até as horas dormidas, as calorias gastas ou sinais de uma depressão, por exemplo.

Tais informações podem ser enviadas automaticamente para um registro em nuvem ou o paciente e familiares tem a chance receberem mensagens quando o aparelho apontar qualquer disfunção que necessite de atenção ou de um medicamento imediato.

 

  • IoT

A IoT — conhecido como “internet das coisas” —  é um incrível avanço tecnológico na saúde que permite não somente que os Wearables estejam conectados à internet, como também as máquinas de exames, incluindo aparelhos de radiografia, de tomografia, de ressonância magnética e de ultrassom, que terão seus registros enviados automaticamente para a nuvem.

Através da Internet of Things podemos interligar leitos de um hospital à rede online, permitindo que os enfermeiros sejam avisados quando algo não estiver bem com os enfermos, indo desde melhorar a posição do paciente na cama até lembrar o horário de ministrar os remédios.

Vale ainda informar que tais acessórios podem se conectar aos smartphones de pessoas que precisam de acompanhamento. Ou seja, eles medem a glicose ou a pressão arterial automaticamente, para que o dia a dia de alguém com certas doenças seja mais prático. Em resumo, as possibilidades são muitas e têm diversas modernidades deste avanço tecnológico na saúde que está em desenvolvimento..

 

  • 3D e realidade aumentada

Imagine um médico ter a possibilidade de acessar e visualizar todo o corpo humano em 3D? Esse avanço tecnológico na saúde já é real e permite um diagnóstico muito mais certeiro. 

E se ele além dos detalhamentos do 3D, ainda pudesse ver o organismo através da realidade aumentada? Isto permitiria que fossem realizadas cirurgias minuciosas e seguras, com incisões muito precisas. Essa é uma tendência que evolui mais a cada ano mais e em breve dominará o setor.

 

  • Mapeamento genético

O mapeamento genético é um avanço da tecnologia na saúde que tem novas conquistas constantes desde a descoberta do genoma, em 2001. Com ele é possível identificar doenças genéticas, patologias graves — como o câncer — e analisar padrões para oferecer os melhores tratamentos de forma mais personalizada.

 

  • Telemedicina

Quando falamos do avanço tecnológico na saúde, não podemos deixar de citar a telemedicina, uma inovação que encurta as distâncias, seja para um simples teleatendimento ou teleconsulta, seja para os procedimentos cirúrgicos feitos por robôs — que hoje fazem apenas pequenas incisões, mas a tendência é que em breve sejam responsáveis por cirurgias inteiras.

Além disso, a telemedicina permite que o laudo de exames possam ser realizados em pouquíssimo tempo ao ser enviado para o médico logo que o procedimento é concluído. E tudo isso otimiza os atendimentos, uma vez que os profissionais têm acesso a dados rapidamente e sem precisar se deslocarem.

Viu só como o avanço tecnológico na saúde tem acontecido com agilidade trazendo cada vez mais benefícios especialmente para a medicina? E existem ainda as plataformas digitais com serviços para facilitar a vida dos médicos, terapeutas, dentistas e nutricionistas.

Uma delas que está em destaque é a ClíniCo, que conecta os profissionais da saúde que querem alugar espaços para fazerem os seus atendimentos a outros especialistas do ramo que tenha horários ociosos em suas clínicas ou consultórios. 

Ou seja, seguindo o propósito de economia compartilhada, agora é possível encontrar online um local totalmente mobiliado e estruturado para montar um negócio próprio e receber os pacientes, tudo com praticidade, agilidade e sem burocracias. Clique aqui e conheça este superavanço tecnológico na área da saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *