Marketing de relacionamento para médicos: dicas práticas para implementá-lo

Para quem atua em clínicas e consultórios há muito tempo, sabe o quanto o marketing de relacionamento é importante para o sucesso do estabelecimento e para que o profissional da saúde tenha uma agenda sempre cheia. E um bom envolvimento com os enfermos é feito de confiança, atenção e, o mais importante: de credibilidade. Ou seja, além da conquista de um paciente, o marketing de relacionamento também serve para dar autoridade sobre um determinado estabelecimento e sobre o nome de um médico, psicólogo, dentista ou terapeuta.

Antes de mais nada, vale frisar que os pontos trazidos por um marketing de relacionamento efetivo andam de mãos dadas com o marketing tradicional para médicos. Em resumo, o convívio positivo com os doentes ou clientes é sinônimo de mais vendas e consultas para um consultório ou uma clínica médica. 

E para que você aprenda a implementar o marketing de relacionamento de uma vez por todas dentro do seu espaço de atendimentos, a ClinicCo elaborou um guia prático e eficaz com dicas certeiras. Vamos lá?

Venha aprender conosco! ( Foto criado por freepik – br.freepik.com)

As vantagens do marketing de relacionamento na área da saúde

A principal função do marketing de relacionamento para médicos é fidelizar os pacientes antigos, além de atrair outros novos. Para isso, é muito importante que algumas metas sejam estabelecidas, como:

  • Ter um plano de negócios e um público-alvo específico: embora demande mais trabalho e uma certa pesquisa de mercado, ter um planejamento bem estruturado para sua clínica ou consultório traz resultados mais rápido. Afinal, você aplicará dentro do seu negócio um marketing de relacionamento totalmente direcionado para o seu tipo de paciente;

 

  • Destacar seu diferencial e o que você oferece: caso seu consultório seja novo, é essencial destacar todos os motivos que convençam o público a escolher pelos seus serviços. Como? Frisando quais benefícios seus produtos ou tratamentos oferecerem e todas as informações que possam ser interessantes na hora de se selecionar o melhor profissional;

 

  • Fortalecer sua marca ou seu nome no mercado: se o seu estabelecimento de saúde já está no mercado há muitos anos, o marketing de relacionamento pode fortalecer seu nome entre a concorrência, trazer ideias para fidelização destes clientes, além de sempre buscar inovações para se manter no mercado como uma marca forte. 
Destaque-se em meio à multidão. (Foto de RUN 4 FFWPU no Pexels)

Como implementar o marketing de relacionamento na carreira médica

Para incluir o marketing de relacionamento no seu dia a dia de médico(a), o mais importante é saber como estabelecer e fortalecer essa relação, além de escolher as ferramentas certas para alcançar tais objetivos. 

A seguir te damos 3 passos simples para estreitar os laços entre sua clínica ou consultório com os pacientes:

 

  • Mantenha o contato

Cadastrar o contato dos pacientes é essencial. Através do telefone ou da internet é possível enviar felicitações em datas comemorativas, informar promoções, mandar mensagens para saber se os tratamentos estão surtindo efeitos ou pedir feedbacks a respeito de procedimentos que tenham sido realizados na sua clínica ou consultório. E podemos garantir: ter essa aproximação é uma maneira de demonstrar preocupação com a saúde do mesmo e gerar empatia, conquistando assim confiança e fidelizando-o.

 

  • Use a tecnologia à seu favor

O melhor meio de entrar em contato com o seu público irá variar de acordo com a estratégia adotada e com o perfil de seus clientes. Aqui, vale criar uma pesquisa interna de satisfação para descobrir se os enfermos preferem receber telefonemas, e-mails ou mensagens via redes sociais, como WhatsApp, por exemplo.

 

  • Organização é tudo

Organizar a parte administrativa do seu estabelecimento e calcular o tempo gasto com essa tarefa libera mais espaço na sua agenda para que você possa se dedicar em outras metas, dar atenção extra em consultas importantes, estudar e trazer novas estratégias para expandir o seu negócio.

Além disso, estando com tudo em ordem, você consegue um melhor controle sobre os pacientes marcados, as cobranças de pagamentos e evita erros nos processos, tanto administrativos como de atendimentos.

Organizar-se é fundamental. (Foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com)

Marketing de relacionamento para clínicas e consultórios

Para uma clínica ou consultório médico ganhar destaque, é fundamental informar todos os tratamentos oferecidos, o preço cobrado pela consulta — aqui, publique-o apenas se for mais acessível do que a concorrência, ok? — e até mesmo a localização, realçando os motivos pelos quais os pacientes devem escolher você. 

Manter um contato que demonstre preocupação e afinidade farão com que seus clientes te vejam não só como um profissional da saúde, mas também como um nome em que eles podem confiar. Ou seja, a chance de fazerem o famoso “marketing boca a boca” e indicarem os seus atendimentos para amigos e familiares é dobrada.

E agora que você já sabe todas as estratégias e etapas do marketing de relacionamento, ter um local bacana para realizar o seu trabalho é muito importante, e nisso a ClinicCo te ajuda. 

Nós somos uma plataforma inteligente que auxilia tanto quem quer anunciar quanto quem quer alugar salas e consultórios prontos e mobiliados. E o melhor: tudo é feito online e livre de burocracias. Clique aqui para divulgar ou encontrar o espaço perfeito e montar o seu próprio negócio para atender os pacientes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *