Três itens de valor na saúde para a fidelização de clientes e pacientes

A função do médico não seria ajudar o próximo? E o juramento de Hipócrates? Perguntas assim levaram, durante muitos anos, uma não profissionalização das instituições de saúde e de seus profissionais no que diz respeito a prática de gestão e fidelização de clientes. Com isso, cada vez mais clínicas, consultórios e hospitais de grandes valores sociais estão à beira de fecharem suas portas. Em contrapartida a este cenário, o que se vê hoje é um crescimento exponencial do interesse dos setores público e, principalmente, privado em capacitar seus profissionais experientes em gestão, e é sobre isso que o Diretor Institucional da Inmedic Brasil, Bruno Alencar Fonseca, vai falar neste artigo a convite da ClinicCo.

A área da saúde não é tão diferente dos demais setores de negócio. Temos que aprender a gerir disciplinas como custos, logística, marketing, finanças, projetos e pessoas, certo? E o que vai definir sua particularidade é mais precisamente o conceito de valor e fidelização de clientes, que nesse caso está, na maioria das vezes, mais vulnerável devido à sua condição física e social. Mesmo porque, assim como nas demais empresas de outros segmentos de negócios, o foco continua sendo o cliente, por isso a busca em satisfazer os seus desejos de forma rápida e com serviços de qualidade, aumentando assim a chance de construir um relacionamento duradouro e trazendo inovação e sustentabilidade.

Para explicar o tema em detalhes, Bruno Fonseca listou três tópicos que agregam valor na área da saúde e que todos os profissionais do ramo devem prestar atenção. São eles:

1. A satisfação do cliente 

O ponto chave para um serviço de excelência em saúde é a satisfação do paciente, que vai desde o acolhimento na entrada, passando pela realização do serviço, até o ato do mesmo indicar o atendimento, o profissional ou a empresa a outra pessoa. Ou seja, quando o mesmo é assistido de acordo com suas expectativas, temos a fidelização de um cliente.

E perceba que as expectativas não se resumem somente a conseguir um tratamento para tal doença, e sim que isso possa trazer também sentimentos como prazer e felicidade. Na área da saúde, valores intangíveis se sobrepõem ao tangíveis, e ao final desta experiência os consumidores esperam da empresa os seguintes pontos:

2. A visão do paciente sobre a empresa para a fidelização de clientes

Além da era do conhecimento, estamos também na era da experiência, e é dependendo do que foi vivido pelo cliente que ele irá fidelizar a empresa e com isso ser também um propagador da sua marca. O antigo “boca a boca” está agora acessível a milhares de pessoas em milésimos de segundo, bastando apenas acessar as mídias digitais e sites de buscas

Para que você entenda melhor, dados atuais mostram que mais de 70% dos clientes procuram fóruns de discussão e opiniões de usuários nas redes sociais antes de escolherem uma empresa. Quando bem sucedida, a propagação é de credibilidade e boa reputação, e são elas que contribuirão para a permanência de seus pacientes, para um crescimento e expansão lucrativos e para a atração de novos pacientes. 

Ou seja, a satisfação do seu público-alvo é que vai determinar o sucesso do serviço e sua permanência no mercado de maneira consistente, pois é com a fidelização de clientes que um consultório, clínica ou hospital permanece de portas abertas.

3. A visão do cliente sobre os profissionais que prestam o serviço

Os consumidores estão cada vez mais seletivos e exigentes. Como já citamos acima, a informação está disponível em questão de segundos na tela de um computador ou smartphone. E no mercado competitivo atual, constituem-se como estratégias chaves a informação atualizada, especializada e de inovação, onde esse conteúdo agrega valor ao produto final, podendo ser o diferencial na hora da escolha. 

Portanto, profissionais atualizados e um serviço continuamente capacitado tecnologicamente formam uma parceria bem vista pelos clientes.

E se você é profissional da saúde e está em busca de um lugar confortável, bem localizado e econômico para atender melhor os seus pacientes e assim fidelizá-los, a ClinicCo vai lhe ajudar a encontrar a sala ou o consultório ideal, e o melhor: todo mobiliado e sem burocracias para alugar ou sublocar. 

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Bruno Alencar Fonseca

Diretor institucional da Inmedic Brasil, empresa especializada em levar conhecimento de gestão para médicos e demais profissionais da área da saúde. 

www.inmedicbrasil.com.br

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